Pular para o conteúdo principal

2ª opção de jogo: Dividindo a pizza.

Esse post foi baseado no TCC da Caroline Witt, que vamos referenciar ao final da postagem. 

O segundo jogo que iremos apresentar é o "Dividindo a pizza" 🍕, encontrado no site Escola Games e a indicação é para as crianças do 4º e 5º ano dos Anos iniciais.

Link: <http://www.escolagames.com.br/jogos/dividindoPizza/?deviceType=computer>.

A introdução do jogo é a seguinte: "Olá! Estamos à procura de um novo entregador de pizza. Todas as encomendas estão atrasadas e o chefe Agostino precisa contratar um ajudante, ainda hoje! Nossa única exigência para a vaga, é que você conheça bem as frações." (ESCOLA GAMES)

O jogo Dividindo a pizza 🍕, aborda as frações de três maneiras:

- Os conceitos de frações;

- Frações de figuras;

- Adições de frações com denominadores iguais.

Esse jogo então aborda as ideias iniciais de frações, com isso, as crianças poderão jogar sozinhas ou pedir a mediação de seus pais e/ou responsáveis.

Objetivo do jogo:

O jogo é dividido em seis fases e para passar, as crianças terão que resolver questões relacionadas com frações. O jogo à todo momento mostra os acertos e erros. Ao fim, as crianças terão que realizar as entregas das pizzas, no tempo estipulado de 1:00 minuto.

Segue imagens do jogo:

Capa:

Fonte: Escola Games. Data: 23/08/2020.
Regras do jogo:
Fonte: Escola Games. Data: 23/08/2020.
Exemplo 1:
Fonte: Escola Games. Data: 23/08/2020.
Exemplo 2: 

Fonte: Escola Games. Data: 23/08/2020.
Em caso de erro, o jogo mostra a resposta correta:
Fonte: Escola Games. Data: 23/08/2020.
Instruções do jogo para fazer as entregas:
Fonte: Escola Games. Data: 23/08/2020.
Essa é mais uma proposta de jogo on-line, que os professores podem utilizar para agregar nas aulas remotas. Até mesmo porque, o uso da pizza para ensinar fração já é algo corriqueiro, essa opção de jogo, pode tornar o que já é bastante comum vermos em sala de aula, em algo atrativo e significativo para as crianças. Lembrando que, os jogos não devem ser colocados sem embasamento, os docentes devem explicar o conteúdo de fração e utilizar os jogos como um auxiliador para o entendimento dessa matéria. 

Referente à esse jogo, não temos críticas, pois, ele traz informações pertinentes e também, mostra a resposta correta no caso de erro, fazendo assim, a criança entender o que errou, podendo seguir na mesma fase, sem precisar começar tudo do início, proporcionando uma experiência ainda mais significativa.

Referências:

Escola Games. Dividindo a pizza. s/a. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/dividindoPizza/?deviceType=computer>. Acesso em: 23 ago. 2020.

WITT, CAROLINE. O ENSINO DAS FRAÇÕES POR MEIO DE JOGOS E APLICATIVOS DIGITAIS. 2018. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11083/1/CT_TCTE_I_2017_9.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1ª opção de jogo: O Enigma das Frações

Esse post foi baseado no TCC da Caroline Witt, que vamos referenciar ao final da postagem.  O primeiro jogo, é   O Enigma das frações (link do jogo: <https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/enigma-fracoes/>. O  jogo foi postado pelo site Nova Escola, em março de 2018. O jogo aborda o conteúdo de fração de várias maneiras: - O conceito; - As representações de frações; - Frações em figura; - Números decimais. Além disso, o jogo é dividido em dois níveis: - Nível fácil; - Nível difícil. As crianças poderão jogar sozinhas ou pedir a mediação de seus pais e/ou responsáveis. E é composto por uma introdução, que pode ser ou não assistida! Nós, propomos que quem for jogar, assista a introdução. Objetivo do jogo: " O jogo consiste em realizar desafios fracionários por um gnomo que objetiva salvar a sua aldeia. Dessa forma ele consegue obter chaves para salvar o seu povo de um terrível feiticeiro." (WITT, p.32, 2018) Segue imagens do jogo: Capa: Fonte: Nova escola. Data...

Uno das frações

A nossa sugestão de jogo de hoje é o Uno das frações. O Uno é um jogo muito conhecido pelas crianças, mas e se as professoras fizessem uma proposta de deixar o jogo ainda mais desafiador? Ao invés de haver números inteiros nas cartas, haverão frações e para conseguir jogar as crianças terão que conhecer as relações de equivalência entre elas. Nossa ideia é baseada na postagem do site francês " La classe de M@alory ", onde também pode ser encontrado o link para download do modelo de cartas para o jogo, sendo possível imprimir ou reproduzi-las manualmente. As regras são semelhantes às do próprio Uno, diferenciando-se apenas pela apresentação dos números de forma fracionária. Para esse jogo são necessários no mínimo dois jogadores. Imagens dos modelos de cartas:   Fonte:  La classe de M@alory .  Vamos relembrar como se joga?   - A partir de dois integrantes, podendo jogar até dez integrantes; - É recomendado para as crianças a partir de 7 anos de idade; - As peças dever...