Quando vemos frações na escola, acreditamos que essa equação matemática não será utilizada no dia a dia, então, não demos importância para ela e levamos essa ideia que devemos aprender essa matéria só para passar na disciplina. É ai, que nos enganamos, a fração está presente no nosso cotidiano e cada vez mais temos que lidar com ela, pois, ela faz parte da nossa vida como qualquer outra equação matemática. Essa postagem irá mostrar como as frações estão presentes no nosso cotidiano e de brinde, traremos um pouco do significado dessa equação que ainda é vista com muita negação por parte das crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos.
O que é a "tão temida" Fração?
A Fração representa a parte de um todo, sendo de um ou mais inteiros. Ela é considerada uma representação numérica, sendo assim, uma representação de quantidade. Juntamente com as frações, podemos realizar as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potencialização e radiciação.
As fração pode ser representada da maneira mais conhecida que é 1/2, onde, o numéro 1 que é situado em cima é chamado de numerador, que significa a quantidade que deve ser representada e o número dois que está embaixo é chamado de denominador, que representa o número total de partes em que o todo está dividido.
Além dessa representação clássica,
"por ser uma forma
diferente de representação numérica, a fração possui uma nomenclatura específica e pode
ser escrita, representada de varias formas, na forma de porcentagem, números decimais
(números com vírgula)e números mistos é um conteúdo muito rico e trabalhando com
temas do dia-a-dia do aluno, de sua realidade, torna mais fácil sua representação e
compreensão"(SILVA; WANDERER, s/a, p. 5 apud ANDRINI; VASCONCELOS, 2012)
Como ela é utilizada no dia-a-dia:
As receitas culinárias, são um exemplo onde encontramos frações no cotidiano, na maioria das receitas encontramos por exemplo, 1/2 de xícara de farinha, isso significa que para essa receita, você vai utilizar apenas meia xícara de farinha para fazer o bolo. Segue uma imagem para exemplo,
Fonte: Internet. Data: 20/08/2020.
Outro exemplo, que vemos a fração no dia a dia, é na hora de dividirmos a pizza. Acreditamos, que ensinar fração através da pizza é a prática mais corriqueira nos espaços escolares, porém, não podemos deixar de apresentar esse exemplo. A maioria dos brasileiros adoram uma pizza e uma noite de pizza, pode se tornar matemática. Vamos lá, a família está em casa e com preguiça de cozinhar e resolve pedir uma pizza média. Na maioria das vezes a pizza já vem dividida. Por ser a pizza média, ela estará fracionada em seis pedaços, cada uma das partes da pizza é denominada de 1/6 (um sexto). No caso, se um integrante da família comer quatro fatias, ele terá experimentado 4/6 (quatro sextos) da pizza. Segue uma imagem para melhor compreensão,
Fonte: Internet. Data: 20/08/2020.
Outro exemplo que pode ser dado de como a fração está presente no cotidiano, é em reportagens ou manchetes de jornais, podendo ser por meio eletrônico ou não necessariamente. Muitas vezes, encontramos manchetes como "Ministério da Saúde usou menos de 1/3 de verba específica para Covid-19, diz TCU" (UOL, 2020).
Fonte: <https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/07/23/ministerio-da-saude-usou-menos-de-13-de-verba-especifica-para-covid-19-diz-tcu.htm>
Esses são três exemplos de muitos que encontramos do uso de frações no cotidiano. A internet tem pontos positivos e negativos, mas um dos pontos positivos dessa tecnologia é exatamente esse, nos proporcionar pesquisar sobre as inúmeras possibilidades da fração no dia-a-dia.
Para escrever esse post, nos baseamos no texto "Frações no Cotidiano" da Gislaine Souza da Silva e Fernanda Wanderer.
Referência:
SILVA, Gislaine Souza da; WANDERER, Fernanda. Frações no Cotidiano. 2015. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134469/000985789.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2020.
Comentários
Postar um comentário